Dicas

- Informe-se sobre o destino definido pelo grupo antes da saída;

- Mantenha contato visual com o grupo da frente e o de trás;

- Anote o celular de pelo menos um integrante do grupo;

- Quando em local perigoso, junte-se ao grupo maior;

- Jamais pedale sozinho.

ITENS NECESSÁRIOS

- Capacete

- Luzes de sinalização

- Câmara de ar reserva

- Bomba de ar

- Chave de Ferramentas

20 perguntas e respostas sobre bike

1 - Por que ciclistas devem usar short de lycra?

Porque evita machucados causados pela costura das shorts normais e permite maior libertade de movimento, ja que shorts normais não esticam. Além disso, o short de lycra é bem justo e não prende no selim quando voce joga seu corpo para trás.

2 - Qual é a pressão recomendada para o pneu da bicicleta?

Quanto maior a pressão, menor a tração que o pneu oferece. A pressão recomendada varia de 35 pra 50 psi. Use 50 para asfalto, competições ou se sua bicicleta tiver suspensão dupla. Para trilhas mais técnicas e hardtails, use um pouco mais de 35 psi.

3 - O sistema de suspensão traseira de ar é melhor que o de mola?

Não. A maioria dos ciclistas preferem os sistemas de mola. Porém o sistema de ar tem a vantagem de ser bem mais ajustável e de ser leve.

4 - Por que o selim da bicicleta tem que ficar tão alto?
Porque com isso o ciclista fica numa melhor posição para pedalar. A altura do selim é determinada de acordo com o tamanho da perna do ciclista. Para o melhor apreveitamento (transferência de força), a perna do ciclista deve ficar quase toda estendida na posição mais baixa da pedalada.

Para determinar a altura correta do selim devemos seguir os seguintes passos:
Pegue a medida de toda a sua perna(entre pernas).
Agora calcule o valor de sua perna multiplicando por 0,885, o resultado é a medida da altura do selim.

5 - Qual é a luva melhor?! A que cobre inteiramente os dedos ou a que cobre só metade dos dedos?

A luva que cobre os dedos por inteiro é melhor porque te deixa mais protegido em caso de uma batida. Ela é mais quente porque é toda fechada, mas vale mais a pena.

6 - Eu devo trocar meus pneus de mountain bike para pneus slick (lisos)?

Depende. Se voce tem uma mountain bike e só anda no asfalto, use slick porque possui menos atrito de rolamento e são mais leves, deixando a bike mais rápida. Se você leva mountain bike a sério e anda em trilhas, use pneus normais pois eles furam menos, freiam melhor em qualquer condição e tem muito mais tração.

7 - Com que frequência e como eu devo lubrificar a corrente?

Sempre que for andar (antes e depois). Antes de lubrificar tenha certeza que a corrente está completamente limpa, se estiver suja não adianta lubrificar. Coloque óleo em cada elo da corrente (perder um elo é o mesmo que não lubrificar). Não se preocupe em lubrificar os lados da corrente, os elos que são importantes.

8 - Porque as camisas de ciclismo são tão apertadas?

Essas camisas vieram do ciclismo olimpico e são apertadas para serem mais aerodinâmicas, porém para mountain bike não há essa necessidade, mountain bikers podem vestir o que quiserem.

9 - Com que frequência as rodas devem ser reguladas (trued)?

Um par de rodas ideal normalmente não precisa de ajustes. Se for um bom par de rodas, é bom regular de 6 em 6 meses ou sempre que você sentir necessidade (quando tiver empenada por exemplo).

10 - O que devo fazer se a roda empenar durante uma trilha?

Se empenar só um pouco, ajuste os freios de modo que as sapatas não fiquem "pegando" no aro ou solte o freio. Se empenar muito, tire a roda e desempene a força, pisando em cima ou pressionando contra uma pedra ou arvore. A roda não servirá mais, então desempene apenas para poder voltar pra casa.

11 - O que deve-se carregar para uma trilha?

Capacete, água, remendo para pneu ou uma camara nova, bomba para encher o pneu e ferramentas básicas.

12 - Quais são as regras básicas para trocar uma camara furada?

Comece e termine pela válvula. Descubra porque o pneu furou antes de trocar a camara, as vezes foi um espinho ou um prego que ainda pode estar enfiado no pneu e se você trocar a camara ela irá furar de novo. Verifique se a camara está comletamente colocada no pneu, senão ao incher, irá furar novamente.

13 - Quando eu tenho que trocar o guidon?

Sempre que você tiver uma batida séria ou se você faz downhill, todo ano. Sempre que houver necessidade.

14 - Devo trocar meu guidon reto de cross-country pelos mais altos de downhill?

Só se você faz muito downhill e trial. O guidon de cross-country deixa muito peso na roda da frente, com o guidon de downhill esse problema é corrigido e a bike ganha mais controle. Os pontos negativos do guidon alto são: Ele é mais pesado que o normal, o seu peso fica muito concentrado no selim quando você pedala no plano e ele não é muito bom para subidas.

15 - Devo checar se meu quadro tem rachaduras?

Sim. É difícil prever quando um quadro irá quebrar. Na maioria das vezes o quadro começa a quebrar com um pequena rachadura. Sempre que você limpar a bike (que deve ser sempre depois de uma trilha) verifique se tem rachaduras.

16 - O que devo levar para beber numa trilha?

Água é o melhor. Sucos e gatorade deixam um gosto doce na boca e não funcionam melhor que água.

17 - Qual é a melhor maneira de limpar a bicicleta?

Se só tiver empoeirada, use um pano seco e depois passe silicone para dar mais brilho. Se tiver muito suja, use água e depois lubrifique-a toda (incluindo os cabos de aço).

18 - Pedais clipless fazem mal ao joelho?

Se eles tiverem ajustados corretamente não. O movimento da perna precisa ser linear, o banco não pode estar muito afastado para trás. Mas se você já tem problemas no joelho, evite ajustá-los com muita "release force".

19 - De que lado devem ficar as alavancas (quick releases) para soltar as rodas?

Do lado esquerdo da bicicleta. Devem ficar desse lado para não ficarem do mesmo lado do câmbio traseiro, podendo dar problemas. Para apertar, não é preciso usar muita força, apenas deixe-as firme.

20 - É necessario usar bar ends (chifres)?

Não. Bar ends não são necessarios, apenas lhe coloca em um posição mais confortável em subidas muito extrensas. Não é uma necessidade, mas pode ser uma ajuda.


FONTE: pedal.com.br